Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / História

História

 

História

Moita Bonita Sergipe - SE 

Histórico 

A atual sede do município de Moita Bonita, na região central do Estado de Sergipe, originou-se de um local denominado Alto do Coqueiro, que não passava de uma pequena aglomeração de sítios, localizada num terreno elevado, onde existiam muitos coqueiros. O seu nome, por sua vez, teve influência de outro povoado vizinho, denominado Moita de Cima, que teve seu nome alterado para Moita Bonita. 

Mas os relatos mais antigos sobre o início do povoamento naquele local datam da administração de Manuel de Miranda Barbosa, que se estendeu de abril de 1600 a abril de 1602, quando a colonização de Sergipe se endereçou para o centro. Foram encontradas nesse período as primeiras notícias de terras doadas a alguns lavradores, para colonizar as circunvizinhanças de Itabaiana. 

O crescimento desde então foi lento. Para se ter uma idéia, em 1950 a localidade possuía como moradores apenas quatro famílias. Mesmo assim foi elevada à categoria de vila pela Lei Estadual nº 823, de 25/07/1957, como sede do 2º Distrito de Paz do Município de Itabaiana, ao qual pertencia. 

Nessa época a comunicação com outras regiões se dava por estradas precárias, que ficavam quase intransitáveis nos períodos chuvosos. O transporte era feito à pé, carro de bois ou através de animais, pois não existiam veículos e estradas apropriadas 
Gentílico: moita-bonitense
 
Formação Administrativa 
 
Distrito criado com a denominação de Moita Bonita, pela lei estadual nº 823, de 2407-1957, subordinado ao município de Itabaiana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Moita Bonita, pela lei estadual nº 1165, de 12-03-1963, desmembrado de Itabaiana. Sede no antigo distrito de Moita Bonita ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-11-1963. 

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte

IBGE